quinta-feira, 28 de abril de 2011

Translucência Nucal

  "A translucência nucal (ou TN) é uma medida realizada na região da nuca do feto. Esta medida ajuda a estimar o risco do feto ter algumas doenças, entre elas a Síndrome de Down e as cardiopatias congênitas. Fetos com malformações ou doenças genéticas possuem uma tendência a acumular liquido na região da nuca. Portanto uma medida aumentada significa um aumento de risco.
  A medida da translucência nucal deve ser realizada quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento,  medindo da cabeça à nádega. Isto corresponde a cerca de 11 a 14 semanas de gestação contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. A medida da translucência nucal não é um teste de diagnóstico, ela apenas define qual grupo tem alto ou baixo risco. Para diagnosticar se o feto tem, por exemplo, a síndrome de Down deverá ser realizada uma biópsia de vilosidades coriônicas ou amniocentese. A medida da translucência nucal começou a ser utilizada na década de 90 pela maioria dos grandes centros médicos" (http://www.fetalmed.net/)
 
 Desde o dia que meu médico me flou sobre este exame, isso a mais de um mes atraz, fiquei super preocupda( qual mãe não fica) pois atravez dele poderia saber se estava tudo certo com meu anjinho, e saber como a explicação acima diz qual risco o bebê tem de nascer com alguma síndrome( Down por exemplo)
 Ontem fui realizar o exame,  e graças e Deus esta tudo certo com meu anjinho a TN dele mediu 1,3mm o que segundo o Dr. se inclui em um grupo com raras chances de ter problemas. Meu médio disse que o que é considerado baixo é até 2,5mm.
 Ele estava se mechendo muito, abria e fechava a boca, o pegamos até em certo momento chupando o dedinho.
 Ele esta com 66mm o que é segundo o médico 12 semanas e 5 dias. Esta com o dobro do tamanho que da última consulta....

Nenhum comentário:

Postar um comentário